Como é Bonita a Democracia! É superinteressante quando uma - TopicsExpress

Como é Bonita a Democracia! É superinteressante quando uma manifestação pública interfere em nosso direito de ir e vir, especialmente quando estamos querendo ir embora do trabalho para casa, depois um turno de 24 horas. A gente não acha ruim! Fica ainda melhor quando procuramos alguma coisa para comer, e todos os restaurantes e lanchonetes, sem exceção, estão fechados por medo de depredações. Até ajuda na dieta! Ontem, dia 21/06/2013, tive essa agradabilíssima experiência em meu local de trabalho, no Aeroporto de Guarulhos, completamente sitiado pelos manifestantes. Não tinha conseguido almoçar, e à noite, quando consegui um tempo para tomar um lanche, por volta de 19 h, não havia nada aberto. O aeroporto estava com todas as portas trancadas, os passageiros se acumulando, sem poder sair, crianças dormindo pelo chão em camas improvisadas com malas, gente ansiosa para chegar em casa depois de dez, vinte horas de viagem. Não é uma coisa bonita? Fomos também avisados de que os colegas que iriam nos substituir em nosso turno de 24 horas não conseguiriam chegar em tempo, e que nosso turno iria se estender por tempo indeterminado. É claro que não nos importamos, porque a prioridade são as manifestações democráticas! Enquanto isso, funcionários recolhiam e guardavam objetos que poderiam eventualmente ser usados como armas pelos manifestantes. Achei estranho, desnecessário, porque a manifestação era pacífica. Jamais iriam invadir o aeroporto para tumultuar. Isso aconteceu faz pouco tempo com a torcida de um certo time de futebol, e não acho que fosse acontecer de novo. Se os manifestantes resolvessem entrar, iriam é claro pedir licença, cumprimentar educadamente a todos, entregar flores aos passageiros e funcionários, e expor democraticamente suas reivindicações. Seria lindo! Um pouco mais tarde, quando fomos liberados do trabalho, não podíamos ir embora, porque a única rodovia que dá acesso ao aeroporto estava bloqueada. Alguém sugeriu uma saída alternativa, pela periferia de Guarulhos, mas outro desaconselhou, dizendo que o trecho é inseguro, e correríamos o risco de assalto. Fiquei surpreso, porque até agora não vi ninguém protestando contra a falta de segurança pública. Não é engraçado? Logo depois fiquei sabendo pelos jornais online que vários motoristas haviam sido alvos de arrastões no trânsito parado na Dutra. Fiquei ainda mais surpreso, não acreditando muito nas notícias, porque as manifestações têm sempre sido muito pacíficas, todos agindo com a melhor das intenções, e até agora não vi ninguém protestando contra arrastões. Mesmo assim, achei melhor permanecer no aeroporto, saboreando ali o legítimo exercício da democracia. E assim foi. Comecei depois a ouvir sons que pareciam vindos de uma festa junina, mas escutando mais atentamente dei-me conta de que eram barulhos de bombas e de tiros. O curioso é que o som ao vivo é bem diferente daquele que ouvimos pela televisão. Assusta um pouco, bastante, mas é bom para a gente ir se acostumando com as novas demonstrações espontâneas que certamente virão, em maior ou menor escala. Não havendo mais nada a fazer, encostei-me num canto e, de tão cansado, acabei dormindo por algumas horas, com o sono meio interrompido pelos estampidos, alguns bem próximos. Cheguei em casa pouco antes do dia amanhecer. Viva a democracia!